As 25 principais dúvidas sobre as autoclaves da ALT que você pode ter

Atualizado: Jul 23

Todos os dias, nossos consumidores nos enviam dezenas de dúvidas sobre suas autoclaves ALT — algumas delas repetidas diversas vezes por este público.


Pensando em ajudar a todas essas pessoas, tivemos a ideia de desenvolver um artigo reunindo as 25 principais dúvidas de vocês, respondendo elas de maneira simples e direta.


Autoclave ALT 65 Litros

Aqui embaixo você encontra essas perguntas e suas respectivas respostas. Venha conferir!


25 questões envolvendo as autoclaves


1) Que tipo de água posso utilizar na autoclave?

Somente destilada ou deionizada.


2) Por que não posso utilizar água da torneira na minha?

Ao utilizar a água convencional você corre o risco de bloquear o orifício da saída do vapor com os sais minerais e metais pesados presentes na água. Com isso, serão formadas bolsas de ar que inibem a elevação da temperatura, comprometendo todo o processo de esterilização. Além disso, os sais podem danificar os instrumentos e agredir o interior da sua autoclave.


3) Posso usar água mineral, de radiador, boricada ou filtrada em minha autoclave?

Não, Qualquer água que não seja destilada ou deionizada irá danificar o equipamento.

A água destilada é fundamental!

4) Qual a quantidade de água que devo colocar na minha autoclave?

Siga a recomendação do fabricante presente no manual que acompanha o equipamento e em sua etiqueta de instruções, localizada na parte frontal da autoclave


5) Qual posição devo colocar os envelopes no interior do autoclave?

O papel do envelope deve ficar posicionado para baixo e o plástico para cima, permitindo a passagem do vapor e facilitando a secagem.


6) Qual a quantidade de envelopes que posso colocar na autoclave?

Depende da capacidade de cada aparelho. O correto é carregar a autoclave sem sobrepor envelopes e de modo que os mesmos não toquem as paredes internas do equipamento.


Respeite o limite de espaço de sua autoclave

7) A secagem instrumental deve ser feita com a porta da autoclave aberta?

Este procedimento é feito com a porta fechada. Assim que despressurizar completamente, o manômetro indicará 0 (zero). Mantenha a porta fechada, aguarde até o fim de ciclo e espere mais 15 minutos para que os pacotes esfriem.


8) Posso ligar minha autoclave na mesma tomada ou em uma extensão juntamente com outros equipamentos?

Não. Deve ser providenciada uma tomada elétrica de três pinos individual para o equipamento. Para que a autoclave tenha um bom funcionamento, recomenda-se que um eletricista faça as instalações elétrica utilizando bitola do fio compatível com a amperagem utilizada pela autoclave. A tensão elétrica da rede deverá ser estável, sem oscilações. Utilize um disjuntor exclusivo para a tomada onde será conectada a autoclave


9) Onde posso instalar minha autoclave? Posso colocá-la em cima de um móvel de madeira, pia ou sobre o vidro?

O equipamento deve ser instalado em uma superfície plana, independentemente do material da superfície. Além disso, a estrutura precisa ser firme e segura, a fim de que o equipamento não balance nem corra risco de cair.


10) Como devo posicionar a mangueira e o galão onde ocorre a saída e coleta da água utilizada na esterilização?

A mangueira e o galão devem ser posicionados abaixo do nível da autoclave. O galão de coleta deve ser preenchido com água comum pela metade, para que não caia quando iniciar o processo de despressurização. O galão deve sempre ficar um nível abaixo da autoclave.


11) No manual de instruções é mencionado um filtro, mas meu equipamento não veio com este filtro.

O filtro já vai instalado no equipamento. Ele fica posicionado no fundo do tanque de inox, entre os dois sensores. Ou seja, o equipamento não foi faltando o filtro, é que o mesmo já vai instalado.

Autoclave ALT de porta aberta

12) Que tipo de material pode ser esterilizado na autoclave?

Materiais resistentes à temperatura de 135°C e ao vapor sob pressão. Antes de esterilizar seus instrumentos, verifique as instruções do fabricante ou do fornecedor do material a ser esterilizado, com o objetivo de constatar se ele realmente pode ser esterilizado.


13) Posso esterilizar cotonetes, palitos de madeira, gaze e algodão?

Não. Esses materiais são descartáveis e não devem ser esterilizados.


14) Liguei a autoclave, porém o ponteiro do manômetro não subiu.

Primeiramente, a autoclave passa pela fase de aquecimento e desaeração. Antes da ebulição da água, todo calor gerado no interior da câmara tem a importante finalidade de expulsar o ar frio. Somente após expulsar todo o ar frio do interior da câmara o ponteiro do manômetro começará a subir conforme a pressão e temperatura, até atingir as condições ideais para esterilização.


15) Minha autoclave modelo digital, depois que terminou o aquecimento, apareceu em seu visor o erro “E00”. O que significa isso e o que devo fazer?

As autoclaves modelo digital plus tem 4 etapas em sua esterilização e são identificadas através da inicial de cada etapa:


A – Aquecimento: nessa etapa, o equipamento está na fase de aquecimento e irá mostrar o tempo de aquecimento do equipamento;


E – Esterilizando: a letra “E” se refere ao termo esterilizando, e não a um erro. Nessa etapa, o equipamento vai mostrar o tempo que o equipamento está na fase de esterilização;


D – Despressurização: a letra “D” aparece no painel quando o equipamento está despressurizando, ou seja, jogando a água fora;


S – Secagem: a letra “S” aparece no painel quando o equipamento está na fase de secagem. Caso o equipamento seja aberto antes de finalizar o processo de secagem, o material ainda estará úmido;

Autoclave com painel digital

16) Qual a duração do ciclo de cada equipamento?

O tempo de esterilização pode variar de acordo com a temperatura ambiente e a voltagem em que é utilizado o equipamento. Mas o tempo aproximado é:


17) Por que meus envelopes ficam molhados quando termina o ciclo?

Após a despressurização serão emitidos 21 bipes sonoros. Eles indicam que o equipamento entrará em secagem. Caso o equipamento seja aberto antes de finalizar o processo de secagem, o material ainda estará úmido.


18) Quanto tempo tenho que esperar para iniciar um novo ciclo?

O ideal é esperar de 30 a 40 minutos antes de iniciar um novo ciclo. A autoclave deve estar fria ao ser religada.


19) Minha autoclave fica piscando o led “fim de ciclo” e não inicia o novo ciclo.

Neste caso, o equipamento está indicando que a autoclave está sem água. Deve-se reabastecer o equipamento para que ocorra o início de um novo ciclo.


20) Posso reaproveitar a água que saiu da autoclave e realizar um novo ciclo?

Não. Em hipótese alguma essa água poderá ser reaproveitada para fazer um novo ciclo. A cada novo ciclo deverá ser adicionado novamente a água destilada ou deionizada.


21) Qual a validade dos materiais esterilizados na minha autoclave?

O fabricante recomenda o prazo de sete (7) dias de validade para os artigos esterilizados em autoclave a vapor. Porém, os materiais esterilizados estão também sujeitos às condições de ambiente e armazenamento.

Instrumentos odontológicos

22) Como sei se o meu autoclave está esterilizando?

Através da a utilização dos indicadores químicos ou biológicos que permitem a comprovação da eficiência da esterilização. Em nosso Blog você encontra um passo a passo de como realizar este acompanhamento. Para acessá-lo, clique AQUI!


23) Como realizar a limpeza do meu equipamento?

A limpeza deve ser realizada semanalmente, seguindo as seguintes orientações:


Deve ser retirado o filtro do equipamento, lavá-lo em água corrente e recolocado;


O anel de vedação, o tanque e os selos de segurança devem ser higienizados com álcool 70% e com um pano de não solte pelos;


Além dessas orientações, é necessário realizar uma limpeza quinzenal com o desincrustante para autoclaves ALT CLEAN — produto disponível para venda via mercado livre ou em um de nossos representantes.


O ALT CLEAN higieniza a tubulação do equipamento, aumentando a vida útil do aparelho. Para saber mais sobre este produto, clique AQUI!


24) Como utilizar o desincrustante para realizar a limpeza da autoclave?

O desincrustante deve ser dissolvido na água destilada (na quantidade de água indicada para realização do ciclo, de acordo com a litragem do seu equipamento). Em seguida, deve ser realizado um ciclo sem nenhum material dentro. A finalidade desse ciclo é a higienização de toda a tubulação interna do equipamento. Para saber mais sobre O ALT CLEAN, clique AQUI!


25) Qual o tempo de manutenção preventiva da autoclave?

De acordo com a orientação do manual de instruções, deve ser realizado uma manutenção preventiva em sua autoclave de 6 em 6 meses. Essa manutenção precisa ser feita por uma assistência técnica autorizada. Para encontrar uma assistência técnica próxima de você, clique AQUI!


Não encontrou a resposta para a sua pergunta neste artigo? Entre em contato pelo telefone (16) 3969-8300 e fale com nosso Departamento Técnico. Orientamos também para que siga nossas redes sociais. Nelas você encontra diversas informações sobre nossos equipamentos e biossegurança.

349 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital