Biossegurança em estúdios de tattoo

Na hora de fazer uma tattoo, os clientes sempre optam por um bom profissional que tenha um espaço específico, limpo e seguro, para que haja uma boa experiência e seja um procedimento que não coloque a sua saúde em risco. Sendo assim, é necessário estar sempre atento para que o seu estúdio esteja dentro das normas e regras de biossegurança estabelecidas pela Anvisa.




Tatuar é um processo que consiste na pigmentação e perfuração da pele, ou seja, pode trazer riscos biológicos tanto para o cliente, quanto para o profissional. Isso acontece devido aos materiais de tatuagem ficarem em constante contato com o ar, com o sangue e os fluidos corporais dos clientes, que podem estar contaminados e causar diversas doenças.

Conhecer as normas de biossegurança é necessário nesse ofício, pois como dito anteriormente, o tatuador lida com a integridade da pele do cliente. Algumas medidas de biossegurança devem ser implementadas por estúdios de tattoo são:

Cuidado básico: o tatuador deve lavar corretamente as mãos, no mínimo antes e após o procedimento;


Uso de proteção individual: acessórios de uso pessoal do tatuador como luvas, aventais e máscaras, são altamente necessários;

Armazenamento: todos os produtos e materiais devem ser organizados em armários limpos, sem umidade e mantidos fechados. Já o armazenamento do material esterilizado precisa ser feito em local separado, limpo e seco;

Produtos: todos os produtos, inclusive as tintas utilizadas no procedimento, precisam estar regularizados pela ANVISA;


Descartáveis: o uso de materiais descartáveis, como luvas, agulhas e lâminas, devem ser eliminados logo após o uso. A utilização de materiais descartáveis não ignora a necessidade de práticas de assepsia e desinfecção;


Material esterilizado: todo o material utilizado no processo, como agulhas de tatuagem (agulha+haste), devem ser esterilizados em autoclaves e embalados individualmente.


Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, visa mostrar o entendimento dos tatuadores a respeito das questões de biossegurança: “[...] 50% dos profissionais afirmaram usar luvas descartáveis para cada cliente, entretanto observaram-se situações em que a luva descartável era reutilizada, ainda, 27,5% usavam máscara descartável, 7,5% avental e 2,5% luvas de borracha para a limpeza dos instrumentais” No estudo também fica evidente que têm tatuadores que conhecem e praticam as boas práticas de biossegurança para a segurança dos clientes e também para a sua própria:

[...] a gente usa um protetor de bancada que é para absorver a tinta e mesmo o papel é coberto de plástico por baixo, ele segura a tinta não deixa a tinta escorrer caso derrube o batoque. [...] Passo plástico no borrifador que é para não ter contato com a secreção e não ter que descartar o borrifador, só descarto o plástico depois, plástico no clip-cord que liga a máquina na fonte

Alguns profissionais entendem que houve uma evolução quando se trata de materiais para tattoo, afirmando que antigamente a maioria das coisas eram de aço cirúrgico e que agora existem bastantes materiais descartáveis: [...] hoje eu fico mais tranquilo em relação à biossegurança porque os materiais evoluíram muito e hoje é quase tudo descartável. No começo, era tudo de aço cirúrgico. A gente escovava, colocava na autoclave. Só que já veio essa evolução, esse reboliço todo, agora é tudo descartável, porque é segurança para o cliente, entendeu? Mas apesar da maioria dos materiais serem descartáveis, ainda existem muitos tatuadores que utilizam agulhas e outros equipamentos de aço cirúrgico, e a esterilização é um dos principais pontos para a garantia de um procedimento saudável e seguro. É recomendável que lâminas, biqueiras, agulhas e hastes sejam esterilizadas em autoclaves.




As autoclaves são práticas, rápidas e seguras, sendo a principal escolha da maioria dos tatuadores. Além disso, elas proporcionam mais economia, devido ao seu baixo consumo de energia; são resistentes, fazendo com que os tatuadores não tenham que se preocupar com manutenções frequentes; e apresentam um ótimo custo benefício.

A ALT Equipamentos possui uma linha completa de equipamentos desenvolvidos especialmente para estúdios de tatuagem, contando com autoclaves em diversos tamanhos, mini incubadoras e lavadoras ultrassônicas, clique aqui e confira!


79 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital