Bomba à vácuo e seu uso odontológico

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital

  • ALT Equipamentos

Bomba à vácuo e seu uso odontológico


Alguns dentistas possuem poucas informações sobre quais equipamentos são necessários para um consultório. O uso indevido de alguns equipamentos pode gerar prejuízo ao profissional, pois ele deixará de atender seu paciente, em busca de soluções técnicas para seus aparelhos.

Por isso, a escolha cautelosa dos equipamentos odontológicos, é imprescindível para o sucesso da vida profissional.

Neste conteúdo vamos falar especificamente da bomba à vácuo, listaremos a seguir 4 pontos importantes para serem observados.



Biossegurança comprometida

A saliva contém muitos fungos e bactérias que podem transmitir várias doenças, portanto o dentista deve se atentar ainda mais. Quando há uma má sucção da saliva, ela gera um raio de contaminação grande, podendo se espalhar pela roupa, chão e equipamentos, o que acaba comprometendo a segurança dos pacientes, profissionais e do próprio consultório.

Aumento na vida útil do compressor

A bomba à vácuo é capaz de evitar a sobrecarga do compressor odontológico, possibilitando assim um aumento na vida útil do aparelho, uma vez que o compressor não trabalhará nos seus limites de saturação. Assim, os problemas com manutenção, desgastes de peças e ruídos serão menores.

Sucção eficaz

A sucção da saliva e sangue é extremamente necessária, pois isso, além de gerar mais conforto ao paciente, melhora a prática do dentista, visto que o excesso de líquidos limita e dificulta o campo visual da área de trabalho. Somente o sugador tradicional não consegue fazer a sucção necessária, seja em pequenos procedimentos ou longas cirurgias. Portanto, a melhor opção para uma sucção eficaz é através do uso da bomba à vácuo.

Entupimento da rede de esgoto

Um problema muito comum em consultórios que não possuem bomba à vácuo é o entupimento da rede de esgoto que pode gerar uma série de agravantes, como por exemplo: - mau cheiro; - perda de tempo com a limpeza; - risco de proliferação de bactérias; etc..

Isso ocorre porque os sugadores comuns não possuem filtro de detritos, o que acarreta o acúmulo de detritos nos canos de esgoto. A bomba à vácuo, possui um filtro de água capaz de fazer a separação de detritos, despejando na rede de esgoto apenas o conteúdo líquido.

Assim, o que sobra no filtro pode ser facilmente retirado e descartado corretamente.

Recomendações para a escolha correta do aparelho

Recomendamos que a escolha da bomba à vácuo leve em consideração algumas questões como: - Materiais de fabricação. A bomba à vácuo ALT Thor é construída em plástico resistente, com o inserto da turbina em latão, o que confere ao equipamento alta resistência à corrosão, desgaste e baixo ruído, permitindo que sua operação seja sempre eficaz. - Assistência técnica especializada. Recomendamos que você opte por fabricantes que possuem assistência técnica especializada e autorizada próxima a você. A ALT disponibiliza uma rede de assistência técnica altamente capacitada em todo o território nacional, confira aqui. - Ao realizar a compra, analise se o aparelho atenderá suas necessidades, escolha uma bomba à vácuo que consiga atender mais de um consultório ao mesmo tempo.


Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!


Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo!





305 visualizações