Vai abrir um consultório? Conheça os principais equipamentos odontológicos para adquirir

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital

Vai abrir um consultório? Conheça os principais equipamentos odontológicos para adquirir

Atualizado: 21 de Nov de 2019

Não importa qual seja a especialização, os equipamentos odontológicos são ferramentas essenciais para o trabalho de qualquer dentista. São esses instrumentos que atuam conjuntamente com o profissional, garantindo um tratamento de qualidade e completo ao paciente.


Apesar dessa relevância, é comum que os novos dentistas fiquem um pouco perdidos sobre quais equipamentos odontológicos eles devem adquirir no momento de montar seu consultório. É verdade que definir qual será seu ramo de atuação interfere na escolha desses itens, mas há diversos instrumentos fundamentais para todos os odontologistas.


No texto a seguir, você verá uma seleção com os principais equipamentos odontológicos que os consultórios devem ter, além de uma descrição sobre quais as funções desses elementos. Confira!


Kit instrumental;


Existe uma variedade quase infinita de peças instrumentais - tornando quase impossível fazer uma lista com todas elas.

Entretanto, há alguns itens que marcam presença em quase todos os consultórios, como:

  • Aplicador de amarrilho;

  • Espelho interno;

  • Condensador amálgama;

  • Alicates ortodônticos;

  • Afastador labial;

  • Pinças;

  • Sonda exploradora;


Por conta da necessidade de esterilização e outras eventualidades, busque adquirir pelo menos duas peças de cada item.

Cadeira odontológica


Modelos também não faltam para as cadeiras odontológicas. Mas quando for adquirir tal produto, busque por um equipamento moderno, anatômicos e resistente.

Lembre-se que é neste local que o seu paciente vai repousar. E você não quer atendê-lo em um móvel desconfortável, não é mesmo?


Autoclave


É o autoclave o maquinário responsável por esterilizar todas as peças que tiveram contato com os pacientes. Sua ação garante que os instrumentos reutilizados estejam completamente livres de microrganismos.

Ter um autoclave é fundamental no trabalho odontológico, além de ser uma exigência direta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


Durante a compra, observa as especificações do equipamento: qual a voltagem solicitada, qual o seu volume e o tempo de duração de cada ciclo de esterilização.


Compressor odontológico


É essa máquina que fornece o ar comprimido para o funcionamento de diversos equipamentos odontológicos, como micromotor (o famoso “motorzinho”), o jato de profilaxia, entre outros.


Por conta de sua elevado ruído, é indicado que sua instalação seja feita em um cômodo separado do consultório, seguindo as especificações do fabricante do material.


No momento da compra, opte por compressores que não utilizam óleo como base, pois essa substância pode se misturar com o gás comprimido, desgastando os equipamentos associados e contaminando o ar.

Bomba de vácuo


Apesar de muitas vezes serem utilizado nessa função, os compressores de ar não foram criados para produzirem vácuo. Utilizar esse equipamento para tal tarefa pode prejudicar seu desempenho, desgastando-o mais rapidamente.


Uma maneira de solucionar esse problema é instalando no consultório uma bomba de vácuo. As bombas de vácuo são acopladas em conjunto com aparelhos como sugadores, fazendo com que essa sucção seja mais efetiva e completa.


Lembre-se de optar por bombas de vácuo que apresentam características como: filtro coletor de detritos (pois ajudam a evitar contaminação), filtro de entrada de água (que barra resíduos contidos no líquido) e motor com eixo central em aço inoxidável (mais leve, com melhor desempenho e menor gasto energético)


Jato de bicarbonato e ultrassom


Uma boa notícia é que já existem equipamentos que unem o ultrassom e o jato de bicarbonato em apenas um maquinário. Essas ferramentas são fundamentais no trabalho em Periodontia, Endodontia e Estética, podendo ser aplicados na remoção de placa bacteriana, tártaro e manchas residuais.


No momento da compra, busque por aparelhos que tenham canetas anatômicas e autoclaváveis, pois isso facilita o seu manuseio, além de proporcionar uma higienização completa do instrumento.


Continue acompanhando as novidades do nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo dos dentistas. Siga também as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!

29 visualizações