Dúvidas comuns sobre AUTOCLAVE

Atualizado: Mai 21


QUE TIPO DE ÁGUA POSSO UTILIZAR NA AUTOCLAVE?

Você só poderá utilizar dois tipos de água, a destilada e a deionizada.


POR QUE NÃO POSSO UTILIZAR ÁGUA DA TORNEIRA NA MINHA AUTOCLAVE?

Ao utilizar a água convencional da rede de abastecimento durante o processo de esterilização, você corre o risco de bloquear o orifício da saída do vapor com os sais minerais e metais pesados presentes na água. Com isso, serão formadas bolsas de ar que inibem a elevação da temperatura, comprometendo todo o processo de esterilização. Além disso, os sais podem danificar os instrumentais e agredir o interior do seu equipamento.


QUAL A QUANTIDADE DE ÁGUA DEVO COLOCAR NA MINHA AUTOCLAVE?

Siga as recomendações do fabricamte, que orienta através das instruções de abastecimento, no manual que acompanha a embalagem do produto e em sua etiqueta de instruções de uso, localizada na parte frontal do equipamento. Cada modelo de aparelho pode necessitar de quantidades diferentes de água.


QUAL POSIÇÃO DEVO COLOCAR OS ENVELOPES NO INTERIOR DA AUTOCLAVE?

O papel do envelope deve ficar posicionado para baixo e o plástico para cima, permitindo a passagem do vapor o que facilita a secagem.


QUAL A QUANTIDADE DE ENVELOPES QUE POSSO COLOCAR NA AUTOCLAVE?

A quantidade vai depender da capacidade de cada modelo AUTOCLAVE. O correto é carregar a autoclave sem sobrepor os envelopes e de modo que os mesmos não toquem nas paredes do interior do equipamento.


A SECAGEM DO INSTRUMENTAL DEVE SER FEITA COM A PORTA DA AUTOCLAVE ABERTA?

O processo de secagem da AUTOCLAVE é feito com a porta fechada, assim que ela despressurizar completamente, o manômetro indicará 0 (zero). Mantenha a porta fechada e aguarde até o fim do ciclo, quando a luz verde se acionar no painél quer dizer que o ciclo terminou e você pode retirar os envelopes do aparelho.


POSSO LIGAR MINHA AUTOCLAVE NA MESMA TOMADA OU EM UMA EXTENSÃO JUNTAMENTE COM OUTROS EQUIPAMENTOS?

NÃO. Deve ser providenciada uma tomada elétrica de três pinos individual para o equipamento. Para que a AUTOCLAVE tenha um bom funcionamento recomenda-se que um eletricista faça as instalações elétrica utilizando bitola do fio compatível com a amperagem utilizada pelo equipamento. A tensão elétrica da rede deverá ser estável, sem oscilações. Utilize um disjuntor exclusivo para a tomada onde será conectada a Autoclave.


QUE TIPO DE MATERIAL PODE SER ESTERILIZADO NA AUTOCLAVE?

Materiais que são resistentes a temperatura de 135ºC e a vapor sob pressão. Antes de esterilizar o seu instrumento, verifique as instruções do fabricante ou do fornecedor do material a ser esterilizado afim de constatar que ele realmente pode ser esterilizado.

COMO SEI SE O MEU AUTOCLAVE ESTÁ ESTERILIZANDO?

Através da utilização de indicadores químicos ou biológicos que permitem a comprovação da eficiência da esterilização. É importante utilizar dentro de cada pacote pelo menos um indicador classe 5. Assim você tem certeza que entrou vapor no pacote.

QUAL A VALIDADE DOS MATERIAS ESTERILIZADOS NO MEU AUTOCLAVE?

O fabricante recomenda o prazo de (7) sete dias de validade para os artigos esterilizados em autoclave a vapor.


Liguei a autoclave, porém o ponteiro do manômetro não subiu.

Primeiramente o AUTOCLAVE passa pela fase de aquecimento e desaeração. Antes da ebulição da água, todo calor gerado no interior da câmara tem a importante finalidade de expulsar o ar frio. Somente após expulsar todo ar frio do interior da câmara o ponteiro do manômetro começa a subir a pressão e temperatura, até atingir as condições ideais para esterilização.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você, caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários ou entrar em contato com a nossa equipe especializada clicando AQUI.


Até a próxima!

741 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital