Dicas para esterilizar alicates de unha e equipamentos de manicure

Quem trabalha com o cuidado das unhas, deve saber a importância de se manter os objetos usados higienizados e esterilizados, tanto para a segurança dos clientes como também da própria profissional


Seja você uma manicure que atende profissionalmente ou de forma amadora, a preocupação com a higiene de seus instrumentos é fundamental e merece a sua atenção. Os itens cortantes e perfurantes como alicates, tesouras e palitos devem ser totalmente esterilizados, pois ao entrar em contato com a pele e o sangue dos clientes pode ocorrer em uma contaminação de fungos e bactérias. O que é perigoso para você e para o cliente.

Veja só que preocupante esses dados divulgados pela Secretaria de Saúde de São Paulo!

  • 85% das manicures entrevistadas não sabiam que o sangue infectado transmite as hepatites B e C

  • 74% não se vacinaram contra a hepatite B

  • 54% procuram esterilizar seus instrumentos em estufa, mas não o fazem na temperatura e no tempo adequados

  • 26% procuram esterilizar seus instrumentos em autoclave, mas não sabem usá-la corretamente

  • 8% aquecem os instrumentos em fornos de cozinha, dado preocupante visto que isso não possui efeito esterilizador

Pensando nisso, nossa equipe da ALT separou algumas dicas para você higienizar seus produtos.


TOALHAS

O uso das toalhas é imprescindível durante o procedimento, ela serve para enxugar, limpar e também retirar excesso de cremes, por isso ela fica suja facilmente com resíduos e restos de peles então lembre-se sempre de lava-las depois do uso e NUNCA use a mesma toalha em mais de um cliente. - Retire o excesso de resíduos chacoalhando bem a toalha - Lave elas com sabão neutro, pode ser na máquina de lavar. Mas lembre-se de só colocar toalhas no cesto. - Você pode deixa-las de molha com amaciante e algumas gotinhas de alcool, que além de retirar mais bactérias ainda ajudam as toalhas ficarem mais cheirosas


LIXAS

Pode parecer desnecessário, mas as lixas devem ser descartadas após o uso, isso porque ela pode ter sido contaminada com fungos e bactérias que ficam sob as unhas, e por mais que as unhas estejam limpas, qualquer pessoa pode ter fungos e micoses escondido nas unhas. Recomendamos que você use as mini lixas, elas são mais baratas e isso ajuda que você tenha sempre um estoque delas.

PALITOS

Os palitos de madeira são mais usados devido ao seu preço e também preferência de manuseio de cada manicure, mas assim como as lixas, eles também devem ser descartados. Os palitos podem entrar em contato com o sangue do cliente, o que pode levar a uma contaminação de bactérias, vírus e fungos, além disso, por serem de madeira a sua secagem é lenta o que aumenta a propagação de amiguinhos indesejáveis. Recomendamos que você substitua os palitos de madeira pelos de metal, pois eles podem ser esterilizados corretamente e você também economiza na compra deste item.


ALICATES, TESOURAS E OBJETOS DE METAL

Aqui estão os grandes vilões do salão, pois seu nível de contaminação é maior, logo os cuidados com a higiene também devem ser redobrados. Como dizemos anteriormente, esses materiais podem entrar em contato com sangue infectado e transmitir doenças como hepatites B e C e até HIV. Logo a esterilização deve ser feita corretamente para que você não corra o risco de se contaminar ou contaminar alguma cliente, o que poderia lhe dar muitas dores de cabeças com processos e multas.

Por isso vale a pena você investir em AUTOCLAVES, elas estão presentes em salões de beleza, consultórios odontológicos e médicos e em clínicas veterinárias. As AUTOCLAVES conseguem realizar a esterilização de materiais de metal usando vapor a uma temperatura de 134°C durante 26 minutos (ciclo total de esterilização).


ALGUMAS DICAS ÚTEIS

Sabemos como é difícil atrair clientes hoje em dia, porque a concorrência está cada vez maior, por isso separamos essas dicas importantes que podem te ajudar.


- O seu investimento em AUTOCLAVES pode ser usado por você como um diferencial na concorrência. Você pode tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais que seu salão se consta com materiais totalmente esterelizados e seguros.

- Use sempre luvas descartáveis e nunca as reutilize. Pois todo seu trabalho com a higienização pode ser comprometido aqui.

- Você pode descobrir qual a melhor AUTOCLAVE para você clicando AQUI . Também pode falar com um de nossos especialistas.

1,587 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital