Entenda a importância da autoclave para a manicure e a esteticista

Atualizado: Ago 31

Quem trabalha há algum tempo em salões de beleza sabe a importância de um autoclave para a manicure. Porém é comum que as novas ingressantes na profissão da Estética desconheçam as utilidades e os benefícios ao contar com esse equipamento no seu dia a dia.


E não se preocupe, caso você seja uma dessas iniciantes. No texto a seguir vamos explicar tudo que você precisa saber sobre as autoclaves para manicures e esteticistas. Confira!


Afinal, o que é uma autoclave?


Autoclaves são aparelhos que a realizam o processo de esterilização de materiais e equipamentos.


Sabe os alicates e pinças que você costuma utilizar durante o seu trabalho? Pois então, esses itens são considerados o que chamamos como invasivos/perfurantes. Isso significa que eles têm acesso direto à pele, as mucosas ou ao sangue dos clientes.


Nessas áreas, há a presença de microrganismos que costumam se infiltrar nesses instrumentos - o que é uma ação natural.

O autoclave garante a sua saúde e o bem-estar de suas clientes.

Entretanto, quando esses utensílios contaminados acessam o corpo de um novo cliente, há uma grande possibilidade de se transmitir algumas doenças que estavam presentes no indivíduo anterior — como micose, hepatite B, C e até mesmo a Aids.


Com a autoclave esse risco deixa de existir. Isso porque essa máquina elimina completamente a existência desses micróbios, garantindo total segurança e bem-estar do cliente.


Não à toa esses aparelhos são obrigatórios aos salões, estúdios de tatuagem, consultórios odontológicos, laboratórios farmacêuticos e centros clínicos.


Mais credibilidade + Mais agilidade = Mais clientes


Demonstrar ao seu público que você investe na qualidade e na segurança do atendimento pode ser um diferencial para o seu salão. Isso porque as pessoas verão que você está preocupada com elas e pretende oferecê-las um produto com qualidade acima da média.


Outra super vantagem da autoclave é a agilidade que as esterilizações são realizadas. Em menos de 30 minutos você consegue obter uma remessa inteira de instrumentos, todos prontos para realizar mais um belo trabalho.


Uma exigência da Anvisa


Recorrer à estufas e fornos elétricos não é mais uma opção para os salões. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por promover a proteção da saúde da população por meio do controle sanitário, exige o uso das autoclaves.


A justificativa do órgão é que esses aparelhos são mais seguro, econômicos, rápidos e eficiente na esterilização.

A esterilização garante às clientes um atendimento de qualidade e seguro.

Um exemplo dessa eficiência dos autoclaves pode ser visto quando se procura eliminar vírus de materiais — algo impossível de ser feito pelas estufas.


Como consequência, a Anvisa tem aplicado multas pesadas a quem desrespeita essas normas, pois o estabelecimento acaba colocando em risco a integridade do paciente.


Caso você queira saber mais sobre a legislação sanitária, acesse o Guia de Normas Técnicas da Anvisa que elaboramos.


Continue acompanhando as novidades do nosso blog para se manter atualizada. Siga também as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo Facebook e Instagram.

798 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital