Guia Completo - Como funciona uma AUTOCLAVE e passo a passo de como usar
  • ALT Equipamentos

Guia Completo - Como funciona uma AUTOCLAVE e passo a passo de como usar


AUTOCLAVES são aparelhos capazes de realizar a esterilização de materiais. Estão presentes em salões de beleza, estúdios de tatuagem, consultórios odontológicos, laboratórios farmacêuticos e até em clinicas veterinárias. Confira aqui, como elas funcionam e aprenda a usa-las da forma correta. 


COMO FOI INVENTADA

A AUTOCLAVE surgiu aproximadamente em 1880 pelo cientista Pasteur, que após observar durante dois dias batatas cozidas, percebeu que elas não sofriam com o crescimento de micro organismos, resolveu então, levar uma espécie de "panela de pressão" da época para dentro de seu laboratório e começar seus estudos para fabricar um aparelho capaz de matar micro organismos. Depois de muitos estudos e testes desenvolveu um protótipo do que seria hoje a AUTOCLAVE. Usando vapor de água destilada a altas temperaturas, por um espaço de tempo correto, Pasteur conseguiu atingir seu objetivo de eliminar os micro organismos. 


COMO FUNCIONA 

Como descrito a cima, a AUTOCLAVE faz a esterilização de objetos, ou seja, ela mata todos os micro organismos presentes nos materiais, esse processo se chama  autoclavagem  e consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos que podem causar doenças e contaminações.

Quais materiais podem ir na AUTOCLAVE

Geralmente os fabricantes dos materiais indicam, nos rótulos, se eles podem ir na AUTOCLAVE ou não. O processo de autoclavagem é suportado por uma longa lista de materiais, os mais comuns são:

Materiais de aço inoxidável como: alicates de unhas, tesouras e palitos de aço Instrumentos cirúrgicos Utensílios odontológicos Vidraçarias de laboratórios Ponteiras para micropipetas Meios de culturas

Alguns materiais que não podem sofrer o processo de autoclavagem:  Materiais de poliestileno Reagentes químicos Aço que não seja inoxidável Sacolas, embalagens plásticas, Isopores Papel 


ONDE E COMO COMPRAR

É importante que você compre sua AUTOCLAVE de uma empresa de confiança e que lhe ofereça assistência técnica e consultoria de venda. Assim, quando você precisar de qualquer suporte, você saberá com quem contar. Na ALT, você pode comprar sua AUTOCLAVE sem sair de casa e o melhor ainda, com a orientação de um profissional que vai lhe ajudar a escolher a AUTOCLAVE certa para o seu tipo de estabelecimento. Por exemplo, se você é manicure e faz unhas em casa, provavelmente uma AUTOCLAVE de 5L já é suficiente para você, agora se trabalhar em um salão grande, estúdio de tatuagem com várias cadeiras, laboratório de análises, as AUTOCLAVES indicadas são as 10L para cima. Mas fique tranquilo, nossa equipe de representantes ajudará você a escolher a melhor opção. Quando o assunto é confiança e qualidade a ALT lidera. Está há mais de 10 anos no mercado e seus produtos estão nos melhores salões e consultórios do Brasil.  Você pode clicar AQUI e deixar seu contato para falar com um revendedor da ALT


COMO PREPARAR O MATERIAL A SER AUTOCLAVADO

Antes de autoclavar é necessário preparar o material. Faça uma limpeza dos objetos com água e sabão. Para aparelhos de manicures, pode ser feito até uma desinfectação com álcool antes. O material de laboratório requere um preparo mais cauteloso, principalmente os frascos com soluções, fique atento as especificações recomendadas para cada tipo de frasco e conteúdo Lembre-se, os objetos devem ser devidamente ir em embalagens próprias para cada tipo de produto.


PASSO A PASSO DE COMO USAR A AUTOCLAVE ALT 5L

Ao retirar a AUTOCLAVE da caixa fique atento a voltagem pois ela sai da fábrica com 220V e você pode alterar para 127V no botão que fica na parte traseira. 2- Abra a porta. Dentro da máquina você encontrará os acessórios que acompanham o equipamento, são eles: Copo dosador, 2 bandejas , Mangueira, 1 manual, Fusível reserva e 1 Abraçadeira. 3- Pegue a mangueira e encaixe uma ponta na parte traseira da AUTOCLAVE, use a abraçadeira para fixar. A outra ponta da mangueira você deve colocar em um recipiente de plástico duro e preenchido com água até a metade. Esse recipiente deve ser colocado em superfície abaixo do equipamento.  4- Para começar a usar, coloque a quantidade de água conforme a indicação do fabricante (Use o copo medidor) no fundo do tanque da AUTOCLAVE 5- Coloque nas bandejas os materiais que serão esterilizados, eles deverão estar devidamente embalados. 6- IMPORTANTE nunca coloque as embalagens uma em cima da outra e deixe um espaço entre elas de pelo menos 1cm, isso facilita a circulação do vapor e a secagem dos objetos. 7- O papel da embalagem não deve encostar no tanque da AUTOCLAVE e nem sobrepor um ao outro 8- Os materiais diferentes devem ir em bandejas diferentes. 9- Depois feche devidamente a tampa e acione o botão INICIO. Aguarde alguns minutos até que o ciclo tenha sido concluído. 10- Após a esterilização: a porta do aparelho deve ser aberta lentamente e deve permanecer entreaberta de 5 a 10 min, depois disso você já pode retirar os objetos. Mas lembre-se a Secagem é realizada com a porta fechada.



Esperamos que este conteúdo tenha sido útil.  Se ficou alguma dúvida, você pode falar com um de nossos consultores clicando AQUI


1,823 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital