Ter a Lavadora Ultrassônica certa pode fazer a diferença no seu trabalho

Atualizado: Mai 21

A biossegurança é parte fundamental de quem lida com a saúde dos pacientes. É ela que garante uma higienização correta de equipamentos e instrumentos, protegendo os clientes de possíveis contaminações. E nessa tarefa essencial, um maquinário recebe grande destaque: as Lavadoras Ultrassônicas.




O que é e o que faz uma Lavadora Ultrassônica


As Lavadoras Ultrassônicas são equipamentos utilizados para a limpeza de resíduos em instrumentos laboratoriais. Como nem todas as impurezas conseguem ser removidas manualmente desses utensílios, é necessária uma técnica própria para a eliminação dos resíduos. Com as Lavadoras Ultrassônicas, o procedimento é a Cavitação.


A Cavitação é um fenômeno físico na qual há a vaporização de um líquido pela redução da pressão durante seu movimento. Com a cavitação, milhões de bolhas são formadas pelo contato entre a água do reservatório da Lavadora, o detergente enzimático selecionado e a ondas ultrassônicas criadas pelo equipamento. O resultado desse procedimento é que essas bolhas formadas eliminam as impurezas mais difíceis, deixando os instrumentos aptos a serem autoclavados.



O que procurar em uma Lavadora Ultrassônica?


Existem diversas marcas e modelos de Lavadoras Ultrassônicas disponíveis hoje no mercado. Basicamente, todas elas apresentam as mesmas características:

  • Temporizador eletrônico;

  • Timer decrescente;

  • Display digital;

  • Termostato, para controle da temperatura com indicadores visuais;

  • Tanque em aço inoxidável;

Sendo assim, o consumidor deve se atentar a três questões no momento da compra: a demanda do estabelecimento, se o equipamento desejado apresenta garantia ou assistência técnica disponível e qual a potência em Hertz do maquinário.



Demanda do estabelecimento

Uma regra que quase sempre se aplica é: quanto maior o estabelecimento, maior precisa ser a Lavadora. Isso porque as Lavadoras Ultrassônicas maiores conseguem realizar a higienização de mais equipamentos durante a mesma quantidade de tempo — potencializando o trabalho.

No momento da compra, considere: quantos materiais precisam ser limpos diariamente e quantos funcionários o seu estabelecimento apresenta.


Garantia e assistência técnica

Como já dissemos, marcas e modelos não faltam no mercado de Lavadoras Ultrassônicas. Contudo existem fabricantes que disponibilizam equipamentos de má qualidade, sem oferecer qualquer garantia ou então uma assistência técnica que possa resolver possíveis falhas.


Lembre-se, preço não é tudo! Evite dores de cabeça no futuro. Opte sempre por selecionar uma marca que providencie certificações de qualidade, durabilidade e também um suporte técnico confiável.


Potência do maquinário

A unidade de medida de potência de uma Lavadora Ultrassônica é apresentada em Hertz. Cada fabricante ou modelo de equipamento pode apresentar uma potência específica (desde que seguindo os padrões estabelecidos por uma agência reguladora). O que você precisa verificar, entretanto, é justamente qual a potência máxima que o maquinário fornece.


Lembrando: quanto maior a potência em KHz (quilohertz), maior poder de penetração a cavitação do equipamento terá. Cavitações mais profundas são geralmente aplicadas em materiais de difícil limpeza manual.



Ainda com dúvidas?

Se mesmo assim você ficou com dúvidas sobre qual equipamento optar, entre em contato com nosso departamento comercial. Será um prazer ajudar você na sua escolha. O telefone é o (16) 3969-8300.


© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital