Lavadora Ultrassônica - Tudo o que você precisa saber
  • ALT Equipamentos

Lavadora Ultrassônica - Tudo o que você precisa saber

O que é Ultra-Som?

O som pode ser definido simplesmente como uma vibração. Todos os sons são produzidos por coisas que vibram e todas as coisas que vibram geram um som, sendo que, o nível de uma vibração determina o seu alcance. O nível mais baixo de vibração tem um alcance mais baixo e o nível mais alto tem um alcance mais alto. Portanto, o alcance está diretamente ligado a taxa de vibração. Quando esta taxa de vibração, ou ciclo, é expressa por unidade de tempo (segundos), é chamada de freqüência. Geralmente a freqüência é expressa em Hertz (Hz) que é o número de ciclos por segundo, por exemplo: 1Hz = 1 ciclo por segundo. A maior parte dos homens podem ouvir sons de 10Hz a 16.000 Hz (16 Khz), porém algumas mulheres podem ouvir até 19.000Hz (19 Khz), portanto, sons que ultrapassem esta taxa de freqüência não podem ser ouvidos pelo ouvido humano. Por este fato, que freqüências acima de 20.000 Hz (20 KHz) são chamadas de Ultra- Som.


O que é basicamente a “Limpeza por Ultra-Som”?

Basicamente, a limpeza por Ultra-Som, consiste na transformação de energia elétrica em energia mecânica, provocando dentro de uma solução líquida um fenômeno chamado de cavitação. Os equipamentos de limpeza por Ultra-Som, de um modo geral, são compostos de um circuito de potência, um transdutor piezoeléctrico e um recipiente aonde irá conter a solução. A principal particularidade deste tipo de técnica de limpeza é que a cavitação remove a sujeira de maneira homogênea e aonde o acesso humano seria impossível.


Descrição do produto


As lavadoras por Ultra-Som, são equipamentos utilizados para auxiliar na limpeza de peças ou partes, retirando toda sujeira e impureza encontrada na superfície e nas reentrâncias minúsculas e mais profundas. Deve-se ter em mente que elas não atuam sozinha, mas sim, em conjunto com a solução de limpeza adequada a cada tipo de trabalho. Nenhum outro sistema consegue limpá-los, seja ele manual ou mecânico. A constante limpeza por ultra-som faz com que a infecção hospitalar causada pelos instrumentos mal lavados desapareça e prolongam a vida útil dos instrumentos e materiais de coleta. Assim, o processo de limpeza por ultra-som é o método, mais rápido, eficiente, econômico e o mais higiênico.


Como ocorre o proceso de limpeza

O equipamento de limpeza por ultra-som, consiste na transformação de energia elétrica em energia mecânica. Com um sistema eletrônico acoplado a transdutores piezoelétrico, transmitem a um, recipiente com solução de limpeza movimentos oscilatórios conjugados. O resultado deste processo é a cavitação, que consiste na formação rápida e explosão de milhões de minúsculas bolhas em um líquido, produzidos pela alternação das altas e baixas ondas de pressão geradas pelo transdutor.

Essa é uma foto da Lavadora Ultrassônica ALT que mostra a frequência vibracional pelas ondas no líquido

Porque é requerida uma solução especial para limpar?

O propósito da solução, é quebrar os laços entre as partes a serem limpas e a sujeira nelas

contidas, facilitando desta forma para que as bolhas de cavitação possam remover a sujeira.

Que tipo de solução eu devo usar?

Uma grande variedade de excelentes formulações projetadas para aplicações específicas está disponível no mercado. A “ALT” está apta a orientar seus clientes qual é o melhor produto que se adequará a sua necessidade de limpeza por Ultra-Som.

Que tipo de solução eu não devo usar?

Nunca devem ser usados líquidos inflamáveis, pois com o desprendimento de gases existentes na solução no início do ciclo pode-se causar o risco de explosões mediante algum tipo de centelhamento. Além disto não deverão ser usados também, ácidos aplicados diretamente ao tanque, pois isto danificará o mesmo, sendo necessário para estas necessidades o auxílio do uso de béqueres de vidro.


Quando as soluções devem ser substituídas?

A solução deve ser substituída quando se notar uma notável queda no rendimento da limpeza, ou quando a solução estiver visivelmente suja. Um abastecimento de solução limpa a cada limpeza, normalmente não é requerido. Existem acessórios opcionais para recircular o líquido, passando-o por um filtro, o que aumenta a sua durabilidade e o rendimento da limpeza.

Porque eu devo obedecer ao nível de solução indicado na “cuba”?

O nível de solução deve ser sempre mantido de acordo com os níveis estabelecidos pelas cestas ou suportes existentes, visando o melhor funcionamento do equipamento, pois baixos níveis de solução podem proporcionar mudanças nas características do ambiente, gerando alteração na freqüência do sistema, queda no rendimento e podendo chegar a até mesmo danificar o equipamento. O nível da solução deve ser observado em sentido redobrado, principalmente em equipamentos que contam com sistema de aquecimento, devido ao alto índice de evaporatividade.

Qual deve ser a duração do tempo de limpeza?

O tempo de limpeza, variará de acordo com as condições de tipo de sujeira a ser removida, solução, temperatura e o grau de limpeza desejada. Porém, no início do ciclo de limpeza a remoção de sujeira deve ser observada de forma visível. A escolha de soluções que trabalham aquecidas, geralmente proporciona um ciclo de limpeza mais curto.


Onde ela é usada



- Odontológica :Limpeza do ferramental, brocas e limas usadas em endodontia, etc

- Cirúrgica: Limpeza dos ferramentais usados em salas de cirurgia, cateteres

, sondas, etc

-Laboratorial: Limpeza de lâminas, backers, pipetas, provetas e vidrarias em geral. - Ind. Farmacêutica : Limpeza de mecanismos de equipamentos usados na produção de medicamentos.

• Eletrônica : Limpeza de placas de circuito impresso e placas em alumina.

• Metrologia : Limpeza de instrumentos de medição críticos.

• Óticas: Limpeza de armações e lentes de óculos. • Relojoarias : Limpeza de mecanismos e pulseiras de relógio.

• Joalherias : Limpeza de jóias e pedras preciosas.

• Informática : Limpeza de mecanismos de impressoras fiscais, cabeças de impressão e

placas de circuito impresso que passam por retrabalho.

• Automotiva Limpeza de bicos Injetores (diesel e injeção eletrônica), carburadores, TBI's,

galerias de combustível, bombas elétricas, etc...

• Etc...


Se você ainda não possui sua Lavadora Ultrassônica, entre em contato com a nossa equipe para saber qual o modelo mais indicado para você e para obter sua cotação.

É só clicar AQUI


Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e se tiver qualquer dúvida é só deixa-la nos comentários que responderemos.

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital