• ALT Equipamentos

O que fazer para se tornar um tatuador profissional?


Cursos. Técnicas. Vendas. Estúdios. Confira essas dicas infalíveis que podem ajudar você a se tornar um tatuador profissional e conquistar seu espaço no mercado.



Tão antiga quanto a própria humanidade, as tatuagens têm atravessado as eras como uma forma de expressão das tribos, identificação de pessoas ou registros históricos. Presentes nas múmias egípcias de mais de mil anos antes de Cristo ou nos homens do gelo, encontrados na Sibéria, com idades estimadas em mais de cinco mil anos.

A prática de injetar tinta sob a pele, foi utilizada pelo Império Romano, para marcar seus escravos, nas tribos da Polinésia como ornamentos e até mesmo para marcar prisioneiros judeus, durante o Holocausto. O fato é que, de norte a sul, todas as nações conhecem e praticam a cultura da tatuagem há anos.


Afinal, o que é um tatuador profissional?

A tatuagem, nem sempre foi vista com maus olhos. Na era Cristã, por exemplo, ela circulava entre os sacerdotes, como símbolo de proteção e era feita por alguém "especializado", de dentro do clero. Os ensinamentos eram repassados e os profissionais se aperfeiçoavam, na medida em que faziam os desenhos. No início da era moderna, logo depois do início da comercialização das máquinas elétricas para tatuar, a prática foi marginalizada e os ensinamentos eram repassados em segredo, dentro de alguns grupos.

A popularização da tatuagem chegou com força entre os anos de 1970 e 2000, quando alguns artistas adotaram o formato de expressão e tornaram públicos os desenhos. Aos poucos, a tatuagem foi se tornando símbolo de arte, exigindo formas mais "profissionais" dos tatuadores.

Hoje em dia, mesmo sem a necessidade de um diploma universitário, um tatuador profissional é um artista e precisa aprender cada vez mais. Desde os ensinamentos básicos, como desenhos e ilustração, até um pouco de dermatologia e saúde. Um tatuador profissional mexe com a saúde, com a arte e com a história.


O que preciso saber antes de me tornar um profissional?

Hoje em dia, existem várias escolas e profissionais dispostos a repassar grandes ensinamentos sobre o mundo das tatuagens, mas primeiro, é necessário entender que a profissão vai muito além de meros desenhos feitos na pele.

Um erro comum entre os iniciantes, é comprar kits de tatuagem e seguir tutoriais na internet, tatuando a si mesmo ou aos amigos. Essa é uma prática muito perigosa, que coloca a saúde de todos em risco.

Quem quer se tornar um tatuador profissional, precisa ter bem mais do que uma simples máquina. Olha só:


1-Primeiro de tudo, é necessário ter talento para desenhar



Se você pensa que não tem talento, não desanime ainda. É necessária a habilidade para desenhar bem, mas desenvolver e lapidar esse talento é bem fácil, se você frequentar escolas de desenhos ou praticar e estudar muito.

As técnicas como desenho linear, luz e sombra, estudo de cor e formas são essenciais para quem quer começar a se profissionalizar. Então, pegue logo o seu lápis e comece a desenhar!


2-Você também vai precisar saber muito sobre higiene e saúde


Não é segredo para ninguém que os estúdios de tatuagem, sem a devida higiene, podem transmitir doenças sérias e causar muitos problemas. Então, se você não quer essa má fama, desde o começo, é bom aprender bem a como manter tudo brilhando.

Você vai precisar entender que, na grande maioria das vezes, apenas água e sabão não basta. É preciso ter uma boa autoclave, lavadoras especiais e equipamentos apropriados para higienização em altas temperaturas, para controle microbiológico.


3-Buscar um estágio em estúdios profissionais e montar um portfólio


Depois que você aprender tudo sobre desenho e higiene, é hora de realmente colocar a "mão na massa".

Converse com o seu tatuador favorito, para passar um tempo dentro do estúdio, observando e aprendendo como o trabalho é feito. Aos poucos você ganhará experiência, até desenvolver habilidades e portfólio suficientes para ser um tatuador profissional independente.



4- Adquirir os próprios equipamentos



Claro que, com a experiência, também chegam os clientes e, com o aumento da clientela, você vai precisar ter todos os equipamentos necessários, para atender os seus clientes da melhor forma possível.

Alguns profissionais, recomendam que você tenha os equipamentos tanto em estúdio, quanto em casa, para garantir o atendimento de todos os clientes que procuram por você. Para isso, você terá que investir em equipamentos portáteis e com garantia de boa qualidade.


Na lista de compra dos equipamentos obrigatórios, é necessário incluir as tintas, a máquina elétrica para tatuar, agulhas, luvas, máscaras, recipientes de controle biológico, lavadoras ultrassônicas e autoclaves.




Para ser um tatuador profissional, é necessário entender e adotar o conceito de qualidade. Bons cursos de desenhos, estágios e, claro, os melhores equipamentos.


A ALT Equipamentos, oferece qualidade e garantia de serviço, desde o primeiro atendimento. Fale com os nossos especialistas, entenda a função e capacidade de capa equipamento, necessário para ser um tatuador profissional.

87 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital