Ultrassom odontológico: você sabe por quê utilizá-lo?

Ultrassom odontológico: você sabe por quê utilizá-lo?

Com novas tecnologias batendo à porta todos os dias, o consumidor está cada vez mais exigente, principalmente na hora de cuidar da saúde. Consultórios bem equipados oferecem mais segurança a quem procura serviços dentários, seja para a prevenção periódica ou tratamentos mais complexos. Em ambos os casos, o ultrassom odontológico faz toda a diferença.


O aparelho oferece muito mais conforto ao paciente, além de assertividade na raspagem e rapidez no procedimento. Com resultados mais rápidos e mais eficientes, o ultrassom odontológico já deixou de ser um diferencial para ser uma exigência nos melhores consultórios.


Como funciona o ultrassom odontológico


As antigas faquinhas de limpeza, raspagem e alisamento dental ainda habitam alguns ambientes odontológicos, mas de protagonistas de outrora passaram a coadjuvantes cada vez menos requisitadas na atualidade.


E não é para menos. Como praticamente todo tratamento tem início com a limpeza e raspagem dental, o conforto do paciente e a eficiência do procedimento devem ser prioridade.

Hoje, no lugar do trabalho manual e mais dolorido das curetas, o ultrassom odontológico utiliza pontas que vibram com ondas sonoras de alta frequência. Ao entrar em contato elas fraturam e removem as placas de tártaro.


Toda essa ação é completada por jatos d’água que são jogados de forma simultânea, evitando o superaquecimento e facilitando a limpeza e a remoção do cálculo.


Mais vantagens para dentista e pacientes


A adesão ao ultrassom odontológico traz várias vantagens para dentistas e pacientes. Para muitas pessoas a cadeira do dentista é o último lugar que gostariam de estar. No entanto, o investimento em tecnologia, tornando procedimentos e diagnósticos cada vez mais precisos, eficientes e rápidos, está colaborando para reverter esse quadro.

Para a Associação Brasileira de Halitose (Abha), por exemplo, o ultrassom odontológico está entre os mais importantes avanços da área nesse sentido.


Para a entidade, o equipamento tornou o procedimento mais agradável e rápido, principalmente quando combinado aos jatos de bicarbonato, colaborando para maior adesão aos tratamentos e também às consultas preventivas periódicas.


Além disso, há aumento da eficiência do profissional, redução da fadiga do operador e melhor limpeza dos canais radiculares. O aparelho também oferece mais conforto por ter o filtro de ar incorporado à drenagem automática.


Vale lembrar que o ultrassom odontológico também pode ser utilizado em clínicas veterinárias, que contam com modelos específicos para agilizar os procedimentos.

O ultrassom odontológico veterinário tem bomba peristáltica opcional e jato de bicarbonato, além de recursos como a escala de níveis de potência por cores que facilitam os trabalhos em periodontia, endodontia ou geral. Já a caneta do ultrassom tem sistema de capa removível e autoclavável, que aumenta a vida útil do transdutor.


Para o veterinário, o uso do ultrassom odontológico é um diferencial, permitindo tratamentos dentários em animais de diferentes portes.


Modelos que se adequam às necessidades


Por outro lado, os vários modelos de ultrassom odontológico disponíveis no mercado permitem que o profissional faça a escolha certa para as necessidades do seu consultório.

Entre os melhores modelos do mercado estão o Ultrassom com Bomba Peristáltica e Jato de Bicarbonato ALTSonic Jet Ceramic, o Ultrassom ALTSonic Ceramic 1 e o Ultrassom com Bomba Peristáltica ALTSonic Ceramic II.


Venha conhecer todos os modelos, descubra qual o melhor para o dia a dia da sua clínica e solicite um orçamento na ALT. Seu consultório merece esse investimento em qualidade de atendimento e eficiência.

77 visualizações

© 2018 ALT Equipamentos Médicos e Odontológicos.Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Garden Marketing Digital